Notícias » Saúde de Pitimbu anuncia realização do ‘Teste do Pezinho’ na policlínica Dalvina Soares

Em 11/01/2018 às 07h16, Fonte:

O teste do pezinho é capaz de detectar doenças que podem comprometer o desenvolvimento mental e físico dos bebês. Pensando em facilitar a vida das mães e prevenir complicações na saúde dos filhos, a Prefeitura Municipal de Pitimbu através da Secretaria de Saúde, anunciou que a partir da próxima quinta-feira (11/01), estará realizando o Teste do Pezinho na Policlínica Dalvina Soares. O teste será realizado semanalmente as quintas-feiras pela manhã.
A secretária de Saúde, Geilce Azevedo, falou da importância de realizar o teste na cidade.

“É com muito orgulho de mais uma conquista para nosso povo que começaremos a realização do teste do pezinho, na próxima quinta-feira, 11, na Policlínica Dalvina Soares. Orientamos a população a procurar a unidade de preferência do 5° ao 7° dia do nascimento, ou até 28° dia. É uma grande conquista do nosso município, facilitando o acesso aos serviços de saúde e quebrando as barreiras das dificuldades, pois as famílias tinham que se deslocar até outras cidades para a realização desse teste tão importante. Obrigada por todo apoio do nosso gestor Leonardo Barbalho, agradeço também a secretaria de Infraestrutura, na pessoa do secretário Tico, e a todos os parceiros envolvidos nesse processo de construção e realização. Muito obrigada”, disse a secretária.

Teste pezinho – é um exame laboratorial realizado por meio de amostras de sangue retiradas do calcanhar do recém-nascido e colhidas em papel filtro, permite diagnóstico e tratamento precoces de doenças causadoras de sequelas irreparáveis no desenvolvimento mental e físico da criança, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.Através do teste do pezinho é possível identificar precocemente doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.

Programa UFPB no nosso município. É Cultura e Educação !