Início Notícias Geral Capacitação de famílias cadastradas no "Família Acolhedora" de Pitimbu é concluída
  • Publicado em 10/04/2024 às 11:08

A Prefeitura Municipal de Pitimbu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano, concluiu a capacitação de famílias cadastradas no serviço de acolhimento do município, denominado "Família Acolhedora". A iniciativa, que teve início no ano de 2023 de forma regionalizada, visa beneficiar crianças e adolescentes em situação de risco, que tenham sido afastados, por decisão judicial, de suas famílias de origem.

O programa acolhe-os em lares temporários, enquanto aguardam os processos judiciais que definirão seu futuro, seja o retorno à família biológica ou encaminhamento para adoção.A assistente social do CRAS, Amanda Raquel, destacou que o programa é aberto a todas as configurações familiares, ressaltando a importância do amor e da disposição de oferecer um lar e cuidados provisórios a essas crianças e adolescentes que estão sob medida protetiva. "É relevante frisar que as famílias interessadas em participar do serviço de acolhimento não podem ter intenção de adoção", disse Amanda Raquel.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Humano, Uilma Souza, cada lar que adere ao programa representa uma nova chance para a criança ou adolescente encontrar segurança, conforto e amor em uma família temporária. Destaca-se que isso é um ponto primordial para o desenvolvimento saudável desses jovens."A conclusão da capacitação de famílias inscritas é um marco importante nesse processo. Demonstra o comprometimento da comunidade de Pitimbu em oferecer suporte e cuidado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade".

As senhoras Valdicrecia e Cleide, que já desempenham um trabalho social na comunidade da Rua do Povo, no distrito de Acau, são exemplos inspiradores para que mais pessoas conheçam e se inscrevam para o Acolhimento familiar. Como Família Acolhedora em Pitimbu, elas esperam que sua atitude possa sensibilizar a sociedade sobre a importância de acolher esses jovens que necessitam de apoio.