A Prefeitura de Pitimbu iniciou o cadastramento de imóveis que integra a construção do Plano Diretor Municipal, etapa fundamental para atualizar informações do território e orientar decisões sobre crescimento urbano, infraestrutura e ordenamento da cidade. A gestão reforça que as visitas domiciliares fazem parte do trabalho técnico e que a população deve receber as equipes devidamente identificadas — não é golpe.
O processo foi formalizado com o Decreto nº 254/2025, que institui a Equipe Técnica Municipal (ETM) e organiza a estrutura de acompanhamento e monitoramento do Plano Diretor e das legislações urbanísticas complementares, sob coordenação do Gabinete da Prefeita, com apoio técnico especializado. Conforme o decreto, a elaboração técnica será executada pela empresa contratada TECGEL – Tecnologia em Geoprocessamento LTDA, responsável pelos estudos e produtos do plano.
Mais do que um documento, o Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento urbano e define diretrizes para o uso do solo, mobilidade, meio ambiente, habitação e desenvolvimento econômico, criando regras claras para organizar o crescimento e dar mais segurança às ações públicas e privadas no município. “Pitimbu vive uma nova fase de organização e planejamento. O Plano Diretor é uma ferramenta que nos ajuda a enxergar o futuro, orientar investimentos e avançar em regularizações com responsabilidade e participação popular”, afirmou a prefeita Adelma Cristovam.
A construção do plano terá etapas participativas, com duas oficinas de construção — uma na sede de Pitimbu (dia 28 de janeiro) e outra em Acaú (29 de janeiro) — e a consolidação do debate no Plano Diretor Participativo, com audiência pública prevista para 25 de fevereiro. A proposta é reunir contribuições da população para que o plano reflita as demandas reais das comunidades urbanas e rurais, considerando também a dinâmica de uma cidade com forte vocação turística.
Coordenador da equipe técnica municipal do Plano Diretor, Chico Pinheiro destacou que a participação social e o levantamento de campo são decisivos para a qualidade do resultado. "O cadastramento e a escuta nos territórios são a base do diagnóstico. Quanto mais as pessoas participarem das oficinas e da audiência pública, mais consistente e aplicável será o Plano Diretor para a cidade inteira”, pontuou.
A Prefeitura orienta que, durante as visitas, os moradores colaborem com as equipes para o cadastro de imóveis, etapa que compõe levantamentos como mapeamento e atualização de informações municipais. O trabalho técnico, acompanhado pela ETM, também contribui para dar maior precisão ao diagnóstico e às propostas que vão orientar o desenvolvimento de Pitimbu nos próximos anos.
Sobre o Plano Diretor
O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento urbano de uma cidade especialmente em municípios com forte vocação turística e dinâmica metropolitana. Em Pitimbu, a nova fase inclui ações técnicas como fotografia aérea e cadastro multifinalitário, que atualizam informações do território e dão mais precisão ao diagnóstico e às propostas, além de apoiar processos de regularização e visão de longo prazo.