Início Notícias Geral Artesãos de Pitimbu aprimoram habilidades em mentoria de Artesanato Temático da Lagosta
  • Publicado em 27/10/2023 às 16:46

Com o objetivo de fomentar a criatividade e habilidades dos artesãos locais e prepará-los para participar da competição de artesanato criativo no próximo Festival da Lagosta de Pitimbu, de 2 a 5 de novembro, o diretor do Museu de Artesanato Paraibano, Fábio Boca, liderou uma mentoria. Esta iniciativa, apoiada pelo SEBRAE, concedeu 15 vagas a artesãos locais, que tiveram a oportunidade de aprender com um mestre na área.

As sessões de mentoria ocorreram nos dias 18, 19 e 27 de outubro, com ênfase na criatividade, utilidade dos produtos artesanais, estratégias de mercado e precificação. Os participantes foram incentivados a criar esculturas de lagostas a partir dos materiais com os quais estão familiarizados em suas práticas artesanais. Essas esculturas de lagosta serão apresentadas em uma exposição durante os três dias do Festival da Lagosta, na área cultural. No final, eles receberam certificados entregues pela equipe e com a participação da secretária de Turismo, Michelly Tavares.

"A mentoria de Fabio Boca proporcionou uma oportunidade valiosa para que os artesãos locais aprimorassem suas habilidades e desenvolvessem uma compreensão mais profunda da temática da lagosta. Esta iniciativa não apenas contribuirá para o desenvolvimento de suas habilidades criativas, mas também enriquecerá a oferta de produtos artesanais na região, alinhando-se com a cultura e a identidade de Pitimbu", disse a prefeita Adelma Cristovam.

O Festival da Lagosta é um evento anual de grande destaque em Pitimbu, que celebra a cultura e a tradição pesqueira da região. A contribuição dos artesãos locais na forma de peças criativas inspiradas na lagosta adicionará uma dimensão especial a este evento.