Início Notícias Coronavírus (COVID-19) Barreiras sanitárias orientam visitantes na entrada de Pitimbu e realizam testes rápidos para covid-19
  • Publicado em 15/03/2021 às 22:30

A Prefeitura de Pitimbu realizou neste final de semana barreiras sanitárias na entrada da cidade com o objetivo de orientar ônibus, micro-ônibus e vans de turismo sem autorização a retornar às suas cidades de origem, em virtude do novo decreto que visa ações para conter o avanço da pandemia de covid-19.

Além disso, neste sábado (13) e domingo (14) das 08h às 17h, turistas, visitantes e moradores tiveram a oportunidade de realizar testes rápidos, aferição de pressão, também receberam máscaras de proteção, higienização com álcool a 70% e ainda foi disponibilizado sanitização de veículos.

O prefeito da cidade Jorge Luiz fez questão de acompanhar o trabalho das equipes de saúde, guarda municipal, Demutran e Polícia Militar.

“O objetivo dessas barreiras é orientar e fazer um controle do estado febril das pessoas. Caso elas apresentem algum sintoma, será direcionada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e orientada a voltar ao seu município de origem. Continuamos também com o reforço das orientações para o uso de máscaras e evitar aglomerações”, disse o prefeito Jorge.

Cerca de 40 veículos de excursão, entre vans e ônibus foram orientados a retornar, 60 testes rápidos foram realizados em pessoas que se queixaram de alguns sintomas, três testes deram positivos, mas já com o IGG (Imunidade) adquirido.

Decreto:

Dentre algumas medidas do Decreto, está o funcionamento limitado de bares e restaurantes, que devem funcionar das 6h às 16h durante a semana e fechar no fim de semana. A limitação de horário, porém, não se aplica aos sistemas de delivery. O comércio também deverá fechar no fim de semana, mas as igrejas estão liberadas para celebrações presenciais com 30% da capacidade, respeitando medidas de segurança.

Os estabelecimentos do setor de serviços e o comércio poderão funcionar das 09:00 às 17:00 horas, com exceção dos ambulantes, que poderão funcionar das 09:00 às 16:00 horas, sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social e os protocolos específicos de cada setor emitido em decretos anteriores.

Fica proibida a aglomeração nas praias e calçadas situadas em toda orla do município de Pitimbu, sendo permitida a prática de atividades físicas individuais e em duplas que não envolvam contato físico direto entre os atletas.

Fica suspenso a entrada e circulação de ônibus de turismo/excursão, micro-ônibus, e similares no território municipal, exceto aqueles destinados para transporte de trabalhadores locais.