Menu Icon
Início Notícias Coronavírus (COVID-19) Gestão Municipal lança Nota de Esclarecimento à população.
Gestão Municipal lança Nota de Esclarecimento à população.
  • Publicado em 20/04/2020 às 15:34

 NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

 

Pitimbu, 18 de abril de 2020.

 

 

Senhores e Senhoras Munícipes da cidade Pitimbu,

 

 

 

Considerando a circulação de vídeo em redes sociais que mostra discurso de um Vereador do nosso Município realizando afirmações infundadas, especulativas e inverídicas quanto a decretação do estado de Calamidade Pública por parte de nossa Cidade, a Prefeitura Municipal e Pitimbu vem a público apresentar esclarecimentos à sociedade em relação aos fatos que envolvem a referida notícia, sempre primando pela transparência e a verdade, objetivando trazer informações para minimizar o indesejável instituto da especulação e levar segurança à população, com maior razão nesse momento de crise sanitária pelo qual passamos.

 

Não se questiona o alto grau de sapiência desse exmo. Sr. Vereador, entretanto, sua  especialidade na área médica e nem seu saber notório em saúde pública, pois também temos nossos especialistas no quadro de agentes públicos Municipais.

 

Por outro lado, a afirmação nos parece feita de forma leviana na sessão do último dia 16 de abril do ano de 2020, no âmbito da Câmara Municipal de Pitimbu, quando disse que: “...O prefeito de nossa cidade, ele achou uma maneira de assaltar no nosso município...”, a dita “maneira” teria sido a decretação do estado de Calamidade Pública. Para justificar sua afirmação, diz que Cidades maiores e com casos de morte ainda não teriam decretado o estado de Calamidade Pública.

 

A administração Municipal de Pitimbu não interessa qual a motivação da especulativa e infundada acusação, a Gestão Municipal não se preocupa com o crime de difamação realizado pelo Vereador, mas nos preocupa as consequências derivadas de suas criminosas palavras. Assim, se as acusações se motivaram por desinformação, despreparo, má-fé, política eleitoral ou ódio pessoal, tais motivos não fazem a menor diferença. Em qualquer hipótese, por mais absurda que seja, o direito de inviolabilidade do Parlamentar por suas palavras, votos e opiniões vai ser sempre respeitado por esta Administração.

 

Por outro lado, devido ao grave momento em que vivemos, se faz necessário informar e esclarecer à população exatamente o que significa e a necessidade da decretação do estado de Calamidade, para que a desinformação não gere consequências negativas no combate a esta nova doença que tanto mal e dor pode vir a causar a todos nós.

 

Certamente não é necessário falar da própria Pandemia, não se precisa comentar em relação à possibilidade e potencial de contágio e mortes que podem ser causados pela COVID19, todos nós sabemos ainda da falta de um tratamento eficaz e confiável para ser aplicado aos infectados que venham a desenvolver sintomas. Por outro lado, também não se faz necessário falarmos sobre os esforços da Prefeitura Municipal para desinfetar os locais públicos com maior frequência de pessoas, de atender a população carente com o mínimo de segurança alimentar, de levar informação às pessoas e de organizar o funcionamento das atividades comerciais que já voltaram a funcionar, tudo na tentativa de atrasar a contaminação das pessoas enquanto um tratamento mais eficaz não é encontrado pelos médicos.

 

Más diante da desinformação trazida da tribuna da Câmara Municipal no último dia 16, por um Vereador, se mostra pertinente esclarecer o que é o chamado Estado de Calamidade. estado de calamidade pública nada mais é do que o reconhecimento de situações anormais, graves, verdadeiros desastres ou ameaça de desastres que ameacem a vida da população. É exatamente o que temos para o momento.

 

Todos sabem que não adianta chorar depois do leite derramado, temos que nos preparar para não derramarmos o leite, e, foi exatamente isso que fez a Prefeitura Municipal de Pitimbu quando decretou o estado de calamidade pública, o que já foi realizado por mais de 160 cidades de nosso Estado, inclusive pela Capital João Pessoa. A decretação do estado de calamidade pública não foi decretada com atraso, não queremos enfrentar o caos, pelos contrário, queremos evitar que o caos se instale e nos atinja, para isso agimos rápido e sem medo.

 

Se tivéssemos na Cidade de Pitimbu hospitais com UTI, dezenas de respiradores, não fossemos vizinhos do Estado de Pernambuco e da Cidade de Goiana-PE (áreas urbanas com um maior números de infectados), se não tivéssemos um número grande de residentes temporários que vem de áreas mais contaminadas  que a nossa, poderíamos até pensar em não nos prepararmos tanto e com tanta dedicação para enfrentar essa pandemia, mas não é essa a nossa realidade.

 

Quanto mais atrasarmos a chegada e a disseminação desse vírus, melhores chances teremos de salvar nossos habitantes, melhores tratamentos estarão à disposição e menos pessoas sofrerão com isso, mais medicamento estarão à disposição, mais respiradores estarão disponíveis em João Pessoa, mais pessoas serão curadas, menos famílias sofrerão a perda de seus entes amados.

 

Nossos recursos são poucos e limitados, mas nossa coragem de agir, nossa vontade de fazer o bem e nossa força para trabalhar são gigantes. Desde logo temos  a obrigação de reconhecer e aplaudir a dedicação e esforços de nossos agentes das áreas de saúde e segurança, tem feito um excelente trabalho em favor da população diante dos recursos que dispomos. Parabéns a todos.

 

Como já dito em esclarecimento anterior, necessário esclarecer que a Prefeitura Municipal é passível de erros e de falhas, o que nos parece não ser esse o caso, portanto melhor pecar por excesso de zelo e ação do que por omissão. Por outro lado, deve se deixar claro que quando necessários, tanto os erros serão reconhecidos quanto corrigidos, e, certamente se fará necessário mudanças de rumo ao longo desse processo de pandemia no qual estamos conhecendo e aprendendo a cada dia.

 

Mais uma vez, com a consciência de quem zela pelo patrimônio público, realiza uma gestão que prima pela qualidade dos serviços prestados à população do Município e tem esse reconhecimento da Comunidade de Pitimbu, vem reiterar esse compromisso e pedir que a população continue colaborando para o combate a essa epidemia, praticando as boas práticas de higiene, isolamento e convívio que tanto são divulgadas.

 

Por fim, esclarece que a cada novo avanço de informações e conhecimento dessa pandemia, a cada novo momento dessa situação emergencial, a Prefeitura Municipal  estará atenta para melhor conduzir esse processo de crise, trazendo as medidas mais adequadas, seja de tratamento médico, isolamento ou abertura das atividades do dia a dia, sempre visando a proteção da população de Pitimbu.

 

Leonardo José Barbalho Carneiro

Prefeito Municipal