Início Notícias Geral Nova UBS Normando Monteiro de Araújo será inagurada nesta sexta-feira
Nova UBS Normando Monteiro de Araújo será inagurada nesta sexta-feira
  • Publicado em 04/04/2024 às 10:45

A cidade de Pitimbu celebra neste sexta-feira (5/4) um momento histórico na área da saúde com a inauguração da Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Normando Monteiro de Araújo, localizada no Distrito de Acaú, às 16h. A construção da UBS foi possibilitada por uma emenda parlamentar do Deputado Federal Dr. Damião Feliciano, destinada ao município em dezembro de 2021, no valor de R$ 788.000,00. Além disso, houve um aporte financeiro adicional de recursos próprios do município, totalizando um investimento de R$ 1.224.356,67. Este montante foi essencial para a construção de uma UBS de porte I, seguindo padrões nacionais de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A UBS Normando Monteiro de Araújo abriga uma variedade de instalações essenciais, incluindo sala de recepção e espera, consultórios médicos e odontológicos, sala de vacinas, além de áreas específicas para procedimentos clínicos e atividades coletivas. Com uma área construída de 302,63 metros quadrados, a nova UBS está pronta para atender às necessidades de saúde da população local.As obras tiveram início após a emissão da ordem de serviço em setembro de 2022 e  serão entreguesnesta sexta-feira pela prefeita Adelma Cristovam.

Segundo ela, a UBS Normando Monteiro de Araújo é uma conquista significativa para a comunidade, proporcionando acesso facilitado a cuidados de saúde de qualidade. "A nova UBS tem capacidade para atender até 3 mil pessoas em sua área de abrangência e oferecerá serviços de saúde primária das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira. Além disso, plantões estarão disponíveis das 19h às 5h durante a semana, e 24 horas nos sábados, domingos e feriados, garantindo assistência integral à comunidade", frisou a prefeita.

A secretária de Saúde Georgia Medeiros disse que a UBS destaca-se por contar com o Serviço de Especialidade em Saúde Bucal (SESB), oferecendo tratamentos odontológicos especializados, incluindo canal e atendimento a pacientes com necessidades especiais. "Isso representa um marco na prestação de serviços de saúde em Pitimbu, demonstrando o compromisso da administração municipal com o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos. A UBS está pronta para desempenhar um papel fundamental na promoção da saúde comunitária", disse a secretária.