A Prefeitura de Pitimbu, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Banco de Alimentos, realizou a primeira venda da produção de agricultores familiares ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fortalecendo a geração de renda no campo e ampliando a oferta de comida de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade.A compra foi realizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), que retomou mais uma etapa de aquisições do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS), com recursos do Termo de Adesão junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Nesta primeira operação envolvendo a produção de Pitimbu, foram 27,025 toneladas de alimentos produzidas e vendidas. Do total, 15,592 toneladas seguem para João Pessoa, e 11,433 toneladas serão distribuídas no próprio município por meio do Banco de Alimentos de Pitimbu, com entrega organizada para os CRAS e associações cadastradas. Ao todo, 11 entidades serão contempladas.
A prefeita Adelma Cristovam destacou o impacto direto da ação para quem produz e para quem mais precisa. “Essa primeira venda representa trabalho valorizado no campo e alimento chegando a quem depende das políticas públicas. É renda para os agricultores e segurança alimentar para as famílias, com organização e responsabilidade social”, afirmou.
A coordenadora do Banco de Alimentos de Pitimbu, Valdecrécia Oliveira da Silva, reforçou o papel do equipamento municipal na logística e na garantia de chegada dos itens às entidades. “O Banco de Alimentos é essa ponte entre a produção e as famílias. Receber 11,433 toneladas e fazer a entrega aos CRAS e às associações cadastradas significa assegurar que o alimento chegue com qualidade, transparência e compromisso com quem mais precisa”, pontuou.
Nesta fase do PAA-CDS na Paraíba, são mais de R$ 4 milhões investidos, com a compra de cerca de 160 toneladas de alimentos de produtores da agricultura familiar de 14 municípios paraibanos, beneficiando mais de 33 mil pessoas. "A Prefeitura de Pitimbu segue trabalhando para fortalecer a agricultura familiar e ampliar ações de segurança alimentar, garantindo que a produção local gere renda, desenvolvimento e comida na mesa das famílias atendidas pela rede socioassistencial", complementou a prefeita Adelma Cristovam.