Início Notícias Geral Prefeita Adelma comemora sucesso do Carnaval de Pitimbu que durou 6 dias e teve mais de 40 blocos nas ruas
  • Publicado em 28/02/2023 às 00:00

O colorido, alegria, musicalidade, fantasia e a animação dos moradores e visitantes, além dos fatores segurança e zero violência, foram pontos marcantes dos seis dias de Carnaval em Pitimbu, no Litoral Sul da Paraíba. De crianças a idosos, os polos carnavalescos da cidade trouxeram uma mistura de ritmos, reunindo famílias para comemorar e carnavalizar a vida, valorizando a história e a riqueza multicultural do município. Nesta quinta-feira (23), a prefeita Adelma Cristovam celebrou o resultado positivo da festa que retornou após dois anos de pandemia.

Valorizando os artistas da terra, além de trazer nomes do cenário nacional, a festa de momo aconteceu em clima de paz e segurança. Com recorde de público no polo de Pitimbu e Acaú para apreciar mais de 20 atrações musicais e 40 blocos, além da manifestação cultural de origem africana, Aruenda da Saudade que levou sua tradição às ruas da cidade.

Com isso, Pitimbu se consolida como o maior carnaval de rua da Paraíba e aquece a economia local gerando renda e empregos temporários. Lembrando que a festa só acaba definitivamente, após o bloco da Mala, que está em fase de definição de data.

“Foram seis dias de folia com mais de 40 blocos na avenida, festa no polo de Acaú e Pitimbu, mais de 300 agentes de segurança por dia para fazer um carnaval seguro, onde os foliões participaram de todos os blocos sem violência, sem briga e tivemos o mínimo de denúncia de poluição sonora. Minha gratidão aos responsáveis pela organização e realização desse grande evento que ficará registrado com um dos maiores realizados na nossa amada Pitimbu. Meu muito obrigado aos moradores e visitantes que ajudaram a realizar uma festa ordeira e aos comerciantes por atender a todos e todas com respeito, nosso deputado Eduardo Carneiro sempre participativo. É assim que construímos uma Pitimbu de paz e futuro”, destacou a prefeita Adelma.

O Prefeito de Araruna, Vital Costa, também prestigiou o carnaval do município litorâneo.

A secretária de turismo, Michele Tavares e um dos organizadores Thiago Albertim, destacaram a importância de contar com o apoio do grupamento da Polícia Ambiental e do BPTRAN de quadrículos e motos para manter a ordem pública, com pontos de apoios dos bombeiros em Praia Bela, Pitimbu, Praia Azul e Acaú, tendo equipes de quadrículos e de lancha, ajudando no polo com a unidade básica do bombeiro. A importância do apoio da polícia civil que ativou a delegacia neste período para melhorar o serviço dos agentes de segurança pública.

“Acredito que foi o Carnaval com a maior participação popular em Pitimbu. Muitos turistas, muita gente de casa e são para elas que nós fazemos o Carnaval, a maior festa popular que existe, onde todos se confraternizam. A saudade estava grande após dois anos, mas com certeza a população saiu feliz desses seis dias de festa”, frisou Michele Tavares.

Economia – o retorno do Carnaval de Pitimbu também reativou uma importante cadeia produtiva. Pousadas e restaurantes lotados, comércios sendo abastecidos diariamente, moradores vendendo seus churrasquinhos e alimentos produzidos por eles durantes os seis dias. No setor cultural, diversos artistas, técnicos e produtores atuaram na tradicional festa momesca. Os polos ainda tiveram uma grande participação na área alimentícia e de bebidas, com quiosques e diversos ambulantes. Enfim, a economia local foi beneficiada.

Thiago Albertim ressaltou que, agora, é hora de celebrar os resultados. “Meu coração está em festa, mais um carnaval como um dos organizadores e o saldo é muito positivo em todos os setores, principalmente, para a economia da cidade. Agora, é hora de avaliar o que deu certo e o que precisa fazer ajustes, mas, sem dúvida, a responsabilidade só aumenta para o próximo ano”, concluiu.