Início Notícias Geral Prefeita Adelma renova frota de transporte escolar universitário, garantindo segurança e conforto
  • Publicado em 08/06/2023 às 13:05

A prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam, anunciou a renovação da frota de transporte escolar universitário, com o objetivo de proporcionar mais segurança e conforto aos alunos. O chefe de transporte, Esau Nascimento, informou que a prefeitura possui um total de 15 ônibus, sendo seis deles próprios e nove veículos locados, atendendo toda a comunidade escolar de 4 mil alunos.

A substituição dos ônibus rodoviários ocorreu na semana passada, com a troca de um novo veículo de 49 lugares. Essa renovação garante maior comodidade aos alunos que viajam para João Pessoa à noite para estudar. Atualmente, cerca de 100 alunos são atendidos diariamente nesse trajeto. Além disso, os ônibus estão disponíveis inclusive aos sábados, no horário integral.

Segundo a prefeita Adelma, a prefeitura de Pitimbu mantém uma parceria com a empresa de locação de ônibus Ednaldo Turismo para atender a demanda de transporte escolar. Os ônibus também são utilizados para levar os alunos até o município de Goiânia (PE). Durante o dia, são disponibilizados dois ônibus, enquanto à noite são três. Esses veículos oferecem transporte integral aos estudantes universitários que frequentam cursos em Goiana-PE.

Dentro do próprio município de Pitimbu, a prefeitura garante um ônibus em cada escola e um ônibus para cada creche municipal, como a Hilda Barbalho. Além disso, há ônibus destinado às creches, como de Taquara e do assentamento Sede Velha, por exemplo. "Essa medida visa atender de forma eficiente as necessidades de transporte das crianças e jovens do município. Os condutores dos ônibus passam por cursos de formação, como o de condutor escolar, cujos custos são assumidos pela prefeitura. Isso contribui para aprimorar a segurança e o profissionalismo no transporte dos estudantes", assegura a prefeita. Segundo ela, os gastos mensais com locações de veículos, entre ônibus, vans, Kombi e carros pequenos:  totaliza aproximadamente R$ 261 mil.

Pitimbu possui uma extensa zona rural, o que demanda o uso de vans e kombis para atender áreas de difícil acesso. A prefeitura conta com aproximadamente 15 vans e cinco carros de passeio, utilizados nos períodos da manhã, tarde e noite, para realizar translados em locais onde os ônibus não conseguem chegar.

A renovação da frota de transporte escolar universitário e a disponibilização de veículos adequados para áreas de difícil acesso demonstram o compromisso da Prefeitura de Pitimbu em garantir a segurança e o conforto dos estudantes, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da educação no município.