Início Notícias Geral Prefeitura de Pitimbu anuncia investimentos do Novo PAC Saúde para construção de nova UBS
  • Publicado em 21/03/2024 às 14:31

A Prefeitura de Pitimbu anuncia que será beneficiada com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC Saúde) no valor de R$ 1.816.494,57 para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de porte I.

Esta iniciativa faz parte de um projeto maior que contempla a construção de novas unidades de saúde em 33 municípios da Paraíba. Com um investimento total de mais de R$ 74 milhões, o Novo PAC Saúde visa expandir a cobertura da Atenção Primária à Saúde para os paraibanos, beneficiando um total de 1,5 mil municípios brasileiros com a construção de 1,8 mil novas UBS. Essa ação resultará em um significativo aumento na capacidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando mais de 8,6 mil pessoas em todo o país.

A prefeita Adelma Cristovam disse que o município está muito satisfeito em receber esses recursos do Novo PAC Saúde, que serão fundamentais para a construção da nova Unidade Básica de Saúde em Pitimbu. "Essa iniciativa representa um grande avanço para a saúde pública do nosso município e vai contribuir significativamente para melhorar o acesso dos nossos cidadãos aos serviços de saúde básica", disse a prefeita.

Além da construção das novas UBS, a iniciativa também possibilitará a ampliação do número de equipes de Saúde da Família (eSF), de Saúde Bucal (eSB), de multiprofissionais (eMulti) e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), proporcionando uma cobertura mais abrangente e eficiente dos serviços de saúde básica.O investimento total previsto para este programa é de R$ 4,2 bilhões, com os valores destinados à construção das novas UBS variando entre R$ 1,8 e R$ 6,6 milhões, levando em consideração a região e o tamanho da unidade a ser construída.