Menu Icon
Início Notícias Geral Prefeitura de Pitimbu e João Pessoa fortalecem a agricultura familiar com o Programa Alimenta Brasil, beneficiando 125 agricultores
Prefeitura de Pitimbu e João Pessoa fortalecem a agricultura familiar com o Programa Alimenta Brasil, beneficiando 125 agricultores
  • Publicado em 13/06/2023 às 01:38



A prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam, disse que deu início às compras do Programa Alimenta Brasil (PAB) em parceria com a prefeitura de João Pessoa marcando um marco importante para o fortalecimento da agricultura familiar no município. Com um investimento de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), 125 agricultores da zona rural de Pitimbu foram contemplados, tendo a oportunidade de vender até R$ 12.000,00 (doze mil reais) cada para prefeitura de João Pessoa. 

O Programa Alimenta Brasil, desenvolvido pelo Governo Federal, tem como objetivo ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção dos agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais. Por meio da dispensa de licitação, a prefeitura de João Pessoa adquire os alimentos produzidos por esses agricultores, beneficiando famílias em situação de insegurança alimentar, a rede socioassistencial, escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais, entre outros. 

Segundo Adelma Cristovam, a equipe da Secretaria de Agricultura de Pitimbu fez todo o cadastramento dos agricultores e o passo-a-passo para que a compra fosse finalizada com orientação e apoio direto aos agricultores. "A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa e a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Pitimbu é fundamental para o sucesso do Programa Alimenta Brasil. Essa iniciativa visa impulsionar a economia rural, garantindo que os agricultores familiares tenham melhores condições de vida e de trabalho, além de contribuir para a segurança alimentar da população", explica Adelma. 

Os principais objetivos do Programa Alimenta Brasil são promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessárias para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional; apoiar a formação de estoques pelas cooperativas e outras organizações da agricultura familiar; promover e valorizar a biodiversidade, bem como a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentivar hábitos alimentares saudáveis; estimular o cooperativismo e o associativismo; e fortalecer circuitos locais e redes de comercialização. 

A prefeita Adelma Cristovam, juntamente com as autoridades locais, celebrou a primeira compra do Programa Alimenta Brasil como um passo importante na construção de um sistema alimentar mais justo e sustentável. Ela reafirmou o compromisso da administração municipal em apoiar os agricultores familiares e promover a segurança alimentar e nutricional da população. 

"Com essa iniciativa, a Prefeitura de João Pessoa e a Prefeitura de Pitimbu demonstram seu comprometimento em fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais. O Programa Alimenta Brasil é uma ação concreta que contribui para a redução da desigualdade e o desenvolvimento socioeconômico do município, além de fomentar a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis", celebrou.