Início Notícias Geral Prefeitura de Pitimbu implanta projeto pré-natal psicológico como espaço de acolhimento e escuta qualificada
  • Publicado em 11/03/2021 às 21:54

O pré-natal psicológico (PNP) é um novo conceito em atendimento perinatal voltado para maior humanização do processo gestacional, do parto e da parentalidade.

Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal de Pitimbu, através da Secretaria de Saúde implantou esse projeto que se trata de um acompanhamento à mulher durante a gestação e o puerpério.

De acordo com a psicóloga responsável pelo projeto, Geórgia Menezes, o foco principal é de oferecer um espaço de acolhimento e escuta qualificada, afim de trabalhar junto as gestantes os sentimentos de medo, insegurança e esclarecer dúvidas, objetivando prevenir qualquer tipo de adoecimento psíquico na fase gravídico-puerperal.

“Preparar a gestante para vivenciar essa fase de forma mais saudável e satisfatória também é premissa do Projeto. Bem como acompanhar também a rede de apoio familiar das gestantes”, afirmou Geórgia.

O pré-natal psicológico acontecerá em cada UBS quinzenalmente, onde as gestantes terão seus atendimentos com data e hora marcada para não aglomerar em virtude da Pandemia da COVID-19. Será realizada uma triagem junto a enfermeira da UBS para verificar a necessidades de cada gestante de iniciar o atendimento.