Início Notícias Geral Prefeitura de Pitimbu recebe pescadores de Jacumã para celebração dos Santos Padroeiros
  • Publicado em 09/01/2024 às 00:01

A Prefeitura Municipal de Pitimbu, por meio da Secretaria de Pesca, teve a honra de receber a barqueata de pescadores vindos de Jacumã, acompanhados por aproximadamente 20 embarcações, em uma cerimônia que marcou a tradicional busca do santo Senhor do Bonfim para a Capela São João Batista, localizada em Jacumã.

Esse evento é parte integrante das comemorações tradicionais de Reis, uma festividade católica que estreita os laços entre Pitimbu e o distrito de Jacumã, situado no Conde. Os pescadores de Jacumã são devotos dedicados aos Santos São João Batista e Senhor do Bonfim.

Anualmente, nesta data especial, eles realizam uma barqueata em busca do Santo Senhor do Bonfim, padroeiro de Pitimbu, rumo à capela de São João Batista, onde se realizam as comemorações de Reis. Ao final das festividades de Reis, no último sábado de janeiro, os pescadores de Pitimbu empreendem a jornada para buscar o Santo Senhor do Bonfim e retorná-lo à sua capela. São João Batista, por sua vez, se junta a eles para celebrar a festa do padroeiro da cidade de Pitimbu.

A significativa barqueata contou com a presença de alguns secretários da Prefeitura do Conde, bem como a ilustre presença do Presidente da Colônia de Jacumã, fortalecendo os laços entre as comunidades e reforçando o compromisso de unir esforços para a preservação dessas tradições e da cultura local.

"A tradição e a devoção manifestadas por meio dessa jornada simbolizam a riqueza cultural e espiritual de nossa região. A Prefeitura de Pitimbu se sente honrada em ser parte desse momento e enaltece o compromisso de preservar e fortalecer os laços históricos entre Pitimbu e Jacumã", expressou a prefeita Adelma Cristovam.

Participaram do momento os secretários de Gestão Governamental e Articulação Política de Conde, Aleksandro Pessoa, de Planejamento, Márcio Simões, Executivo do Meio Ambiente, Klewer Ferreira, o secretário Chefe de Gabinete, José Serpa e o Presidente da Colônia de Pescadores, Sr. Ari. De Pitimbu, participaram do momento o secretário Adjunto da Pesca Mailson, Diretora Maria Cristina, Saulo prestador de Serviço e Joselma, atendente técnica.