Início Notícias Geral Procissão Marítima encerra busca dos Santos São João Batista e Senhor do Bonfim
Procissão Marítima encerra busca dos Santos São João Batista e Senhor do Bonfim
  • Publicado em 01/02/2024 às 06:02

No último sábado, dia 27, aproximadamente 88 embarcações de pescadores de Pitimbu participaram da solene procissão marítima até Jacumã para celebrar a busca do Santo São João Batista, que foi levado para celebrar a Festa do Senhor do Bomfim, em Pitimbu. A busca dos Santos atravessando os mares é um evento que faz parte essencial das tradições locais e contou com o apoio da Prefeitura de Pitimbu, que prestou apoio por meio de auxílio previsto na legislação municipal.

A Secretaria de Pesca de Pitimbu apoiou a barqueata dos pescadores até Jacumã, que se uniram em uma cerimônia que simboliza o encerramento da festividades dos Santos Reis."Esta celebração faz parte das festividades tradicionais de Reis, manifestação católica que fortalece os laços entre Pitimbu e o distrito de Jacumã, localizado no Conde. Os pescadores de ambas as localidades dedicam devoção aos Santos São João Batista e Senhor do Bonfim", disse a prefeita Adelma Cristovam.

No início de janeiro, os pescadores de Jacumã realizam uma barqueata em busca do Santo Senhor do Bonfim, padroeiro de Pitimbu, em direção à capela de São João Batista, onde ocorrem as festividades de Reis. Ao término das celebrações, no último sábado de janeiro, os pescadores de Pitimbu iniciam a jornada para buscar o Santo João Batista para celebrar a festa do padroeiro de Pitimbu, Senhor do Bonfim. Na última segunda-feira, São João Batista retornou para Jacumã após as festividades.

A prefeita Adelma Cristovam acompanhou todo o trajeto junto com a equipe da Secretaria de Pesca, destacando a importância desse momento como uma celebração e respeito às tradições do município. "É um momento único e ficamos felizes em participar", disse Adelma.