Início Notícias Coronavírus (COVID-19) Projeto Culminância Junina celebra a cultura nordestina nas escolas municipais
Projeto Culminância Junina celebra a cultura nordestina nas escolas municipais
  • Publicado em 02/06/2023 às 18:36

A Secretaria de Educação e Cultura de Pitimbu está dando início ao projeto Culminância Junina nas escolas da rede municipal de ensino. O projeto visa resgatar e valorizar os aspectos culturais nordestinos e do município, promovendo festividades juninas em todas as 22 escolas, creches e EJA (Educação de Jovens e Adultos) do município.

As comemorações terão início no Polo I, localizado em Taquara, no dia 19, seguido pelo Polo 2, na zona rural no Assentamento Primeiro de Março, no dia 20, o Polo 3, na sede de Pitimbu, e o Polo 4, em Acaú. O encerramento das festas juninas e do semestre da rede municipal de ensino ocorrerá no Polo 4, no dia 22 de junho.

Cerca de 4 mil estudantes serão beneficiados por esse projeto, que busca promover a valorização da cultura nordestina e do município de Pitimbu. Das 22 escolas participantes, 11 estão situadas na Zona Rural, o que demonstra a abrangência e a importância dessa iniciativa.

O tema deste ano é "Pitimbu dos Olhares: Não te escondas da cultura nordestina". As apresentações em cada polo serão diversificadas, incluindo danças típicas, músicas, quadrilhas, comidas típicas e manifestações artísticas relacionadas à cultura nordestina. Além disso, serão realizadas exposições sobre a história e os valores culturais do município.

"O projeto Culminância Junina proporcionará momentos de alegria, aprendizado e integração entre os estudantes, suas famílias e a comunidade em geral. Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura Municipal de Pitimbu em promover a educação e a cultura em todas as suas formas, enaltecendo as raízes e tradições locais", explica a secretária de Educação Michelle Batista Barbosa.