Menu Icon
Início Notícias Geral Secretaria de Saúde promove Dia D de Multivacinação e Vacinação contra Influenza nesta quinta-feira
Secretaria de Saúde promove Dia D de Multivacinação e Vacinação contra Influenza nesta quinta-feira
  • Publicado em 17/04/2024 às 11:12 480 Visualizações

A Prefeitura Municipal de Pitimbu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará mais um Dia D de multivacinação e vacinação contra a Influenza em todas as unidades de saúde do município, nesta quinta-feira (18), das 08h às 14h.A campanha visa a atualização do cartão de vacinação, abrangendo diversos grupos prioritários conforme diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde.

Entre os públicos-alvo estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, entre outros.A Influenza, doença respiratória contagiosa, é acompanhada de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, entre outros. A transmissão ocorre de forma direta, por meio de secreções das vias respiratórias, e também de forma indireta, por contato com superfícies contaminadas.

Além da vacinação, são recomendadas medidas não farmacológicas, como lavar as mãos com frequência, usar máscaras e priorizar ambientes com circulação de ar. A população é incentivada a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para atualizar seu cartão de vacinação e contribuir para a prevenção da Influenza e outras doenças.

A secretária de Saúde, Georgia Menezes,  faz um alerta sobre a importância da vacina contra a influenza. “O Dia D é mais uma estratégia do município para chamar a população para se vacinar e, ao mesmo tempo, fazer um alerta sobre a gravidade da doença que ataca os pulmões, o nariz e a garganta e pode ser fatal, especialmente, em grupos de alto risco: crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir e limitar essas complicações”, reforçou.

Óbitos e casos novos - De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado recentemente, até agora, foram confirmados 18 óbitos. Dos 181 novos casos confirmados de vírus respiratórios, 60 deles foram para Influenza A, o vírus que causa a gripe que pode ser prevenida através da vacinação.