Início Notícias Geral Festival da Lagosta em Pitimbu marca o lançamento da Coleção de Moda Praia em parceria com o SENAI
  • Publicado em 09/11/2023 às 10:38

O Festival da Lagosta em Pitimbu foi palco do lançamento da Coleção de Moda Praia da Prefeitura de Pitimbu em parceria com o SENAI Paraíba e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção. A celebração do evento, que faz parte das comemorações do título de Pitimbu como a "Capital da Lagosta", marcou um momento significativo para a cidade.

A colaboração entre a Prefeitura e o SENAI Paraíba iniciou com ministração de cursos de costureira industrial, direcionados a aproximadamente 30 mulheres locais, com o objetivo de capacitar profissionais no setor de confecção. No entanto, ao término do curso, a sinergia entre o potencial turístico do litoral e a força empreendedora das alunas tornou evidente a necessidade de um processo de consultoria para o desenvolvimento de uma coleção de moda praia, que ocorreu em parceria com o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção.

"A coleção de moda praia é uma expressão da riqueza natural e cultural de Pitimbu, com os looks com os looks criados pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, assinados assinados pela estilista Chrys Vilhena e estampas exclusivas criadas por Pedro Camboin da Euforia Sublimação, que incorporaram elementos da cidade, como corais, barcos e lagostas. Gostaria de ressaltar também o laboratório de Confecção do Senai, pois foi uma equipe muito especializada destinada para  trabalhar na prototipagem das peças", afirma a prefeita, Adelma Cristovam.

Para completar a coleção, os artesãos locais acrescentaram um toque especial a cada look, criando saídas de banho, calçados e acessórios únicos. Esses artigos, confeccionados pelos próprios moradores, acrescentaram um valor l às peças, promovendo ainda mais a fusão entre a confecção e o artesanato na moda praia.

Sob essa visão, a prefeitura decidiu que cada detalhe da criação merecia ser destacado através de um desfile de moda no Festival da Lagosta. Modelos locais representaram a beleza da cidade, exibindo estampas que homenageavam Pitimbu. "Contamos com a colaboração de diversos parceiros, modelos, artesãos e representantes da comunidade, todos unidos em prol do desenvolvimento da moda praia e do fortalecimento da economia local com a produção e comercialização desses produtos", reforça Adelma.

A coordenadora do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, Mayne Ramos, avaliou que esse projeto foi um desafio para o Senai por unir educação e tecnologia com a finalidade de propagar a cultura da Moda. "Esse projeto é mais que uma realização da missão de nossa instituição. É ao mesmo tempo saber que nosso trabalho ajuda impulsionar uma carreira profissional de pessoas tão dedicadas e com tanta vontade de aprender como ocorreu no município de Pitimbu. Cidade linda, com tantas belezas naturais e potencial de desenvolvimento para Moda Praia e o artesanato. Dedico todo o resultado a equipe envolvida do Senai, empresas parceiras, prefeitura, modelos, costureiras e artesãs (ãos)", afirmou Mayne Ramos.

O lançamento da Coleção de Moda Praia no Festival da Lagosta demonstra o compromisso da Prefeitura e dos parceiros em criar oportunidades de crescimento e empoderamento para a comunidade, celebrando a beleza natural e cultural de Pitimbu.