Início Notícias Geral Inscrições para o Programa "Hora de Máquina" começam nesta segunda-feira
Inscrições para o Programa "Hora de Máquina" começam nesta segunda-feira
  • Publicado em 29/02/2024 às 15:15

A partir desta segunda-feira, dia 4 de março, os agricultores de Pitimbu têm a oportunidade de se inscrever no Programa "Hora de Máquina". Lançado no ano passado pela prefeita Adelma Cristovam, o programa tem como objetivo principal impulsionar a agricultura familiar no município.

Com um investimento de R$ 400 mil em recursos próprios, o programa visa beneficiar mil agricultores, proporcionando duas mil horas de utilização de maquinário para subsolagem e aragem de terra em áreas de assentamento, além de complementos agrícolas como adubos e outros produtos. Cada agricultor terá direito a duas horas de corte de terra.

A autorização para o programa foi concedida por meio da Lei Municipal nº 566, que autoriza a locação e concessão de horas-máquinas. Pitimbu conta com mais de 2.500 agricultores familiares e 13 assentamentos rurais do Incra e Interpa. Para atender à demanda e garantir que os agricultores possam iniciar o plantio de forma adequada, a iniciativa se mostra essencial.

A prefeita Adelma Cristovam destacou que essa era uma reivindicação antiga das associações rurais e já estava incluída no Plano Plurianual do município. “Essa ação vem reativar a economia, pois tivemos muitos prejuízos de comercialização e produção. Atender a quantidade de horas para começar o roçado é fundamental para o agricultor e agricultora. Isso só é possível porque a nossa gestão conhece e escuta os agricultores e agricultoras de nossa zona rural. As gestões passadas tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram, mas a gestão do trabalho está determinada a realizar as ações necessárias para impulsionar o setor agrícola e atender às demandas da comunidade rural”, afirmou.

Para participar do programa, os agricultores devem atender aos seguintes requisitos:

Apresentar requerimento à Secretaria Municipal de Agricultura solicitando o serviço;

Possuir documentação da terra;

Apresentar documentos pessoais;

Comprovar o cadastro no CAF – Cadastro Nacional de Agricultura Familiar.

As inscrições estarão abertas a partir de 4 de março, com prazo para se encerrar no dia 29 do mesmo mês.. A Secretaria Municipal de Agricultura estará à disposição para auxiliar os interessados e fornecer mais informações sobre o processo de inscrição e os documentos necessários.