Início Notícias Geral Pitimbu lança o I Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN)
  • Publicado em 17/01/2024 às 12:16

A prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam, juntamente com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN Municipal), em colaboração com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), lançou na ultima segunda-feira (15 de janeiro) o I Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN). O município de Pitimbu é a décima cidade do Estado a lançar o plano de gestão da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). "Estamos em destaque por entrarmos na lista de vanguarda da gestão da política de SAN no Brasil", afirma a prefeita Adelma Cristovam.

O lançamento do plano contou com representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (CONSEA-PB), da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (CAISAN-PB), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH-PB), da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS-PB), e da Fundação Sistêmica, bem como a participação da população em geral.

O PLANSAN, elaborado com assessoria técnica da Fundação Sistêmica, por meio de uma emenda do então Deputado Federal Frei Anastácio, é agora o principal instrumento de execução e gestão da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de Pitimbu. Ele permite a coordenação, de forma intersetorial, do conjunto de programas, objetivos e ações governamentais de SAN, evitando a fragmentação ou sobreposição de esforços, garantindo assim o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

"Esse momento converte-se assim em um marco histórico importante para nosso município. O PLANSAN representa um compromisso significativo com a promoção da segurança alimentar e nutricional, destacando Pitimbu como um exemplo a ser seguido na implementação de práticas eficazes nesse setor. A participação ativa da população, das autoridades municipais e estaduais, e das organizações parceiras reforça o compromisso coletivo em assegurar a todos o acesso a uma alimentação adequada e saudável, destacou a prefeita Adelma Cristovam.

Segundo ela, agora o município de Pitimbu tem diretrizes e metas estabelecidas no PLANSAN, reafirmando assim seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e nutricionalmente segura.