Início Notícias Geral Pitimbu promove avaliação de Fluência Leitora em parceria com Alfabetiza Mais Paraíba
  • Publicado em 13/12/2023 às 09:57

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro, a Secretaria de Educação e Cultura de Pitimbu, em parceria com o Governo da Paraíba e o Regime de Colaboração Alfabetiza Mais Paraíba, realizou uma avaliação de Fluência Leitora voltada para as turmas do 2° ano do Ensino Fundamental.

A avaliação externa de fluência leitora, assim como outras avaliações, tem como objetivo medir o desenvolvimento de habilidades específicas, visando avaliar a capacidade dos estudantes em realizar tarefas pontuais.Desta maneira, os resultados obtidos neste tipo de avaliação fornecem subsídios essenciais para gestores e professores compreenderem os níveis de domínio da leitura por parte de seus alunos.

"É imprescindível que os profissionais da educação compreendam e dominem os conceitos que permeiam as avaliações externas, especialmente no que tange à avaliação de fluência, para uma análise eficaz e compreensiva dos resultados. Essa compreensão permitirá uma leitura mais clara das capacidades e desafios enfrentados pelos estudantes, subsidiando a implementação de estratégias de ensino mais eficientes e direcionadas às necessidades individuais de cada aluno", disse a prefeita Adelma Cristovam.

Segundo a secretária de Educação, Michelle Santos, as parcerias reforçam o compromisso com a qualidade da educação, utilizando avaliações como ferramenta para aprimorar as práticas pedagógicas e promover um ensino mais eficaz e inclusivo.