Início Notícias Geral Prefeita Adelma Cristovam anuncia fim do lixão em Pitimbu: “Agora precisamos do apoio da população na coleta seletiva"
  • Publicado em 05/07/2022 às 15:14

Um sonho da população de Pitimbu virou realidade. A prefeita Adelma Cristovam, anunciou que no sábado (30) foi oficializado o fim do lixão a céu aberto na cidade. Ela também confirmou que o PRAD, projeto para recuperação da área degradada está sendo providenciado pela gestão. Além da parceria para capacitação dos catadores, de modo a assegurar garantias de trabalho e renda para as famílias envolvidas.

O fechamento do lixão é um ato de grande importância para preservação do Meio Ambiente e para a saúde pública. A ação atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída na lei nº 12.305/10, que obriga as prefeituras a buscarem alternativas para a destinação adequada do lixo.

Os resíduos produzidos pelo município passam a ser destinados ao Aterro Metropolitano de João Pessoa, que receberá por dia cerca de 18 toneladas do lixo produzido por Pitimbu, e fará a destinação correta e tratamento, conforme as regras ambientais.

A prefeita ainda pontuou que o município resolve de vez um problema histórico que é a destinação correta do lixo e também atende ao acordo e cumprimento de termo de ajustamento de conduta (TAC) celebrados com o Ministério Público da Paraíba (MPPB), que inclui a recuperação de áreas degradadas pelo despejo de dejetos.

“Graças ao meu bom Deus, conseguimos pôr fim a esse lixão que tanto prejudicava os moradores e visitantes do nosso município. Agora será iniciado o trabalho para mudar a realidade do local, apagando de vez a imagem negativa e degradante promovida pelo antigo lixão. Essa é mais uma grande conquista para nossa amada Pitimbu”, disse Adelma.

Parceria com a população

Em breve, a Prefeitura iniciará um trabalho amplo de conscientização para a coleta seletiva no município. O objetivo é orientar a população sobre a importância no processo de separação correta do lixo doméstico, que incluem os resíduos orgânicos (itens de origem animal ou vegetal, normalmente produtos consumidos na cozinha), e recicláveis (papéis, plásticos, vidros, metais).