Início Notícias Geral Prefeitura de Pitimbu apresenta Plano Estratégico de Turismo com apoio do Sebrae
  • Publicado em 08/07/2022 às 15:07

Documento traz informações e ações para fomentar turismo na cidade

Apresentar ferramentas para o desenvolvimento das políticas públicas do turismo em Pitimbu, município localizado no litoral sul da Paraíba. Essa é a proposta do Plano de Estruturação Estratégica de Turismo de Pitimbu, documento apresentado nesta quinta-feira (07) e cujo processo de elaboração contou com o apoio do Sebrae Paraíba, além de atores do segmento que atuam na região, instituições privadas e a Prefeitura Municipal.

Baseado em princípios de planejamento, o plano apresenta opções que possibilitam promover a integração dos setores do município, ressaltando a importância de se agregar valor à atividade turística e somando as potencialidades locais para o desenvolvimento sustentável do turismo na cidade. Entre os principais pontos fortes destacados no plano e que podem ser evidenciados no turismo da cidade, estão belezas e atrativos naturais, pesca, passeios náuticos, artesanato, atrativos históricos e culturais, trilhas ecológicas e museu.

Para a prefeita de Pitimbu, Adelma Cristovam, a cidade tem potencial e sua gestão atua fortemente para disponibilizar a infraestrutura necessária para recepcionar ainda mais turistas e visitantes. "São ações a curto, médio e longo prazo, para fomentar o turismo, qualificar o atendimento e serviços aos visitantes. Tenho certeza que nossa cidade será um dos destinos mais procurados da Paraíba, pois temos praias belíssimas e nossa gestão trabalha para ofertar a infraestrutura necessária para moradores e turistas", disse Adelma.

Nesse sentido, entre as principais ações do plano, que foram estruturadas por eixos estratégicos, estão consolidar parcerias, capacitação e qualificação de infraestrutura e serviços, ações de comunicação e marketing e ações promocionais e de comercialização. Para o gerente da agência regional Sul do Sebrae Paraíba, Cláudio Soares, a conexão entre os municípios próximos a Pitimbu, com ênfase em Conde e João Pessoa, é uma das formas de aproveitar a potencialidade turística da cidade.

“O Sebrae tem papel e compromisso com o turismo e, para isso, conta com o apoio de parceiros. É importante buscar a integração e conexão entre os municípios e, também, entre o setor público e o privado. Ter essa visão de trabalho coletivo pode transformar um destino. Este plano estratégico é simples e objetivo e tem a proposta de desenvolver o turismo na região. Nele, constam reivindicações, dores e necessidades dos empreendedores que construíram o documento e participaram desse processo com vistas ao fortalecimento da região”, destacou.

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, salientou a importância de se elaborar um planejamento estratégico voltado ao turismo. “É fundamental, principalmente para pequenas cidades, que precisam se organizar, se estruturar e perceber a importância de algumas ações. Toda vez que vejo uma cidade como Pitimbu, Araruna, Areia ou Bananeiras fazendo planos estratégicos, fico feliz porque é um sinal de que os gestores estão se organizando, bem como a sociedade civil e o setor privado. Não basta só ter praia ou algum atrativo, é preciso organização para o turista vir, ficar satisfeito e retorne falando bem do destino”, frisou.

Responsável por esse importante processo, está a secretária de Turismo, Michely Cristovam. Ela acredita que o desenvolvimento deste plano é o primeiro passo para que futuros empreendimentos turísticos sejam estabelecidos em Pitimbu.