Início Notícias Geral Prefeitura de Pitimbu oferece assistência a 100 alunos com deficiência na rede de ensino
  • Publicado em 30/10/2023 às 11:46

A Prefeitura Municipal de Pitimbu, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, tem mantido o compromisso com a inclusão e o apoio a estudantes com deficiência em sua rede de ensino. Mais de 100 alunos com deficiência estão atualmente matriculados nas escolas municipais, onde recebem assistência especializada para garantir que possam atuar em um ambiente de aprendizado inclusivo.

Para cumprir essa missão, segundo a secretária de Educação Michelle Santos,  a gestão municipal estabeleceu três Polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esses polos, localizados na Sede de Pitimbu, no distrito de Acaú e na zona rural, têm como principal objetivo identificar, desenvolver e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras que possam impedir a plena participação dos alunos, levando em consideração suas necessidades específicas.

Além disso, uma equipe composta por profissionais de saúde mental e assistência social oferece apoio tanto para os alunos com deficiência quanto para seus colegas, garantindo que o ambiente escolar seja inclusivo, seguro e favorável ao aprendizado.

Os alunos com deficiência atendidos pelo programa contam com cuidadores (as), profissionais dedicadas (os) que fornecem suporte essencial para garantir a inclusão dos alunos em um ambiente escolar, fornecendo assistência em áreas como alimentação, higiene, locomoção, recreação e organização das condições do ambiente escolar para a realização das atividades orientadas pelos professores.

"Para garantir que todos os alunos tenham acesso à educação, a prefeitura também disponibiliza transporte público escolar com acessibilidade, permitindo que os alunos com deficiência cheguem à escola com facilidade e segurança", disse a secretária. Na foto, a aluna conta com o suporte da cuidadora Henriqueta Daria na EMEF Celerino Francisco de Menezes, no Distrito de Acaú.

Segundo a secretária, a partir dos polos de atendimento criados, a gestão reafirma seu compromisso com a inclusão, promovendo oportunidades educacionais equânime e proporcionando um ambiente de aprendizado enriquecedor para todos os alunos, independentemente de suas habilidades.